segunda-feira, 7 de julho de 2008

O que é o VIRTUAL?

Conforme o autor Pierre Lévy, a idéia de virtual pode induzir a ilusão, mas para ele a virtualização é um dos principais vetores de criação da realidade.

A relação entre a comunicação virtual e as características da sociedade contemporânea é centralizada numa tripla abordagem:o conceito de virtual e o movimento da virtualização-filosófica; o processo de hominização que nasce com a virtualização-antropológica; e a mutação contemporânea que nos torna atores de uma realidade acelerada-sóciopolítica.

Levy defende que o virtual não se opõe ao real, mas sim são sequências que se completam, enunciando quatro conceitos, possível/real e virtual/atual, que definem duas ordens: a da seleção e a da criação, respectivamente.

Segundo o autor, "o possível" é um conjunto de possibilidades pré-determinadas, e o real é algo concreto, chegando assim ao pensamento: "concretização do possível".

O virtual para ele não resume-se somente em operações puramente lógicas, mas é um produto de construções mentais em um espaço cibernético.

As dialéticas definidas por Levy formam um ciclo que engloba o pré-definido (o possível); a realização-que dá origem a um novo conjunto de possibilidades; o problema (virtual); a atualização (quando o problema é solucionado), remetendo assim para quatro passagens: realização, potenciação, atualização e virtualização.

Em resumo do pensamento do autor, antes da "era da tecnologia" , já existiam vetores de virtualização como a imaginação, a memória, o conhecimento e a religião. Logo o virtual existe e produz efeitos.


Nenhum comentário: