sexta-feira, 25 de julho de 2008

Artigo: SITES ALTERNATIVOS FACILITANDO LOCALIZAÇÃO DE DADOS

Mesmo que não sejamos maníacos por computador, já é quase automático pensar no Google sempre que surge alguma dúvida. Mas, apesar dessa inegável liderança no setor de ferramentas de pesquisa, o Google não é o único buscador do mundo virtual.

Na verdade, as opções são inúmeras e vão desde sistemas colaborativos até ferramentas de procura com chats para auxiliar os internautas.

Existem duas formas básicas de se organizar conteúdo para um site de pesquisa. A primeira utilizada pelo Google e pela maior parte dos buscadores, é o engenho de busca. Esse é um sistema automático em que vários computadores trabalham para coletar, analisar e armazenar as informações existentes na Internet.

Outra forma é um sistema colaborativo. Essa alternativa depende sobretudo da capacidade das pessoas para coletar e analisar a relevância das informações. Como exemplo de sistema colaborativo podemos citar o Wikia Search, ferramenta de procura criada pelo mesmo fundador da Wikipédia. A principal diferença é que a classificação da relevância de cada página não é realizada por computadores, mas pelos próprios usuários.

A escolha da ferramenta depende do tipo de assunto em que o internauta está interessado. Se for um tema mais genérico, vale a pena procurar pelo sistema que lhe proporcione uma maior quantidade de resultados. Se for uma busca mais específica, é melhor optar por resultados que passem por uma seleção mais sofisticada.

Os internautas já estão tão acostumados com o Google que deixam de experimentar outras ferramentas que poderiam facilitar sua pesquisa. Cada buscador conta com uma particularidade que é melhor para determinados tipos de busca. Em razão disso, é bom conhecermos vários.
Aqui vão dicas de alguns buscadores: Google, Wikia Search, Wikipédia, Kartoo, Quintura, Pagebull, buscas, entre outros.

Um comentário:

mmfiori disse...

Marcia. tenho o mesmo nome que você. Estava procurando o meu blog e puxei no google e também vi o seu.
Sou educadora de São paulo e gostei de conhece-la e suas postagem .